Como construir uma cultura colaborativa no trabalho

A cultura colaborativa determina como uma organização se comunica, se relaciona e trabalha com as outras a favor de uma direção.

Estamos falando de trabalho em equipe. Construir uma colaboração cultural na equipe é fundamental para alcançar o objetivo daquela empresa. Quando a colaboração é eficaz, os colaboradores trabalham com harmonia, ajudando e desenvolvendo seus potenciais uns com os outros.

A cooperação estimula os pontos fortes e capacidades de cada pessoa, além de aprimorar a retenção. Melhora a comunicação e as relações do ambiente de trabalho ao aproximar as pessoas. Resultando no aumento de produtividade.

Atributos de uma equipe colaborativa

Boa comunicação

Uma boa comunicação pode ser desafiadora dentro de um time, cada pessoa tem suas próprias características e gostos, umas mais introvertidas e outras mais extrovertidas, possuindo cada uma, seus pontos fortes e fracos. 

Realize reuniões sempre com um “quebra – gelo”, para incentivar a galera a ter uma conversa. Brainstormings também é uma excelente ideia.

Inteligência Emocional

Uma das habilidades mais importantes. Além de saber reconhecer e conseguir controlar suas próprias emoções e sentimentos, a pessoa deve saber dar feedbacks, seja positivo ou negativo.

Construa a capacidade de se adaptar de acordo com os estresses diários, sabendo administrar suas próprias emoções e sentimentos. Tendo sempre empatia com a dor do seu companheiro de equipe.

Respeito

Todas as pessoas são únicas, como falamos anteriormente, cada pessoa é completamente diferente da outra. Seja em crenças, times, valores e hábitos. Saber conviver com isso e respeitar o outro, é fundamental não só para uma melhor equipe, mas como sociedade.

Texto por Leonardo Cruz.

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